domingo, 8 de maio de 2011

Poesia nas séries inicais

            Existem várias formas de expressar a opinião que temos de algum assunto, pode ser de maneira objetiva, sem envolvimento pessoal ou subjetivo demonstrado sensiblidade ao expor nossa visão.
       
        Poesia é trabalhar com palavras expressando sentimentos através do uso da musicalidade, com ritmo, rimas e metáforas, mas para a compreensão é necessário sensibilidade. Como nos diz Mario Quintana : "Se alguém te perguntar o que quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo"
          O trabalho com poesia nas séries iniciais auxilia muito na aquisição do hábito de ler e escrever, além de ser uma brincadeira de palavras. Surge, então a importância de levar à sala de aula poesias de Cecilia Meireles, José Paulo Paes, Elias José, Carlos Drummond de Andrade para que sejam lidas, declamadas, dramatizadas e  assim os alunos possam aprender a gostar de poesia e posteriormente criar as suas próprias, brincando também com as palavras.
               Ao ler uma poesia elaborada por um aluno perbemos o encantamento causado pela palavras tanto para ele que produz como para quem lê.
             Cabe, portanto a nós mediadores de leitura estimular o conhecimento de poetas e a leitura de poesias para descobrir a magia que as palavras podem proporcioar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário